Olá amigos! Eis algumas linhas para a nossa reflexão:
O ensino de um modo geral é caracterizado como uma realidade social. Como professores, precisamos usar os conhecimentos da didática e da teoria da educação para saber educar.
![]() |
Modelo Atual de Ensino. O professor fala e o aluno só escuta. |
Hoje, o papel do professor não é mais de falar, falar e falar a aula inteira, achando que seus alunos são como um bloco de papel em branco. A figura ao lado (tomei conhecimento dela através de uma amiga da faculdade. Obrigado Tatiana!) mostra claramente a escola que eu, você, todos nós estamos acostumados. Esse modelo já devia ser posto de lado, mas alguns conservadores insistem em dizer que ainda é eficaz. Mas, numa sociedade que vive nos tempos áureos da grande velocidade de informação, para que serve então a figura do professor? Somos e seremos justamente o recurso para mediar e evitar o fracasso e as desigualdades escolares.
Sabemos que os alunos têm capacidade para investigar sua próprias atividades, e cabe ao professor a tarefa de guiá-lo. Ao fazer isso, o professor estará formando a sua identidade docente continuamente.
GARRIDO PIMENTA.
Selma. Saberes pedagógicos e atividade
docente.
4. ed. Cortez Editora.
Pág. 15
Abrass
Nenhum comentário:
Postar um comentário